A Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe é propriedade da Paróquia de Vila de Frades.
De acordo com Túlio Espanca, é provável que as suas origens remontem a meados do século XVII, período marcado por um intenso culto mariano desta padroeira da Estremadura Castelhana.
Sofreu estragos na sequência do histórico terramoto de 1755, tendo sido reparada por obras de restauro posteriores. Contudo, em 1896, o templo já ameaçava ruína, não favorecendo a prática do culto cristão.
Mesmo assim, e de acordo com a tradição popular, chegou a ser um ponto de paragem obrigatória aquando da realização de determinadas procissões, festividades e/ou actos de devoção.
Actualmente, o edifício encontra-se em muito mau estado de conservação. Mesmo assim, ainda podem ser observados alguns vestígios de pinturas murais. O seu altar ainda conserva algum potencial estético, dado que se podem observar imagens de rosas, grinaldas de flores, coroa mariana, etc.
Acesso – O acesso a este templo, situado a noroeste de Vila de Frades, é difícil, não se recomendando a sua visita.
Referências: Túlio Espanca - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Lisboa, 1992; Wikipedia.
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Últimas Notícias
- Manutenção da Casa Mortuária 29 maio 2026
- Mercado da Vila - Junho 2026 29 maio 2026
- Obras de Requalificação das Entradas da Vila 27 maio 2026
- Campanha de Recolha de Alimentos: Banco Alimentar 27 maio 2026
- Para Recordar: Ler Fialho de Almeida 25 maio 2026
- Novas 7 Maravilhas de Portugal: São Cucufate recebe a Embaixadora Matilde Reymão 23 maio 2026
Notícias + lidas
- Vitifrades
- Campanha de Vacinação Antirrábica
- Luar d'Agosto 2025: Como foi?
- Empreitada de Reabilitação das Entradas de Vila de Frades
- Passeio para Idosos, Reformados e Pensionistas - Setúbal 2025
- Concerto com "Os Relíquia"
- Luar D'Agosto 2025
- Limpeza e Manutenção dos Tanques do Ribeiro da Vila
- Campanha de Desratização e Desbaratização
- Entrega do "Kit Fialho de Almeida" 2025
- Trilho do Vinho de Talha
- Aviso: Mercado da Vila (Agosto e Setembro)